MATERIAIS SUSTENTÁVEIS

Acreditamos que a escolha da matéria prima usada em qualquer produção é uma escolha consciente e super importante quando projetamos um novo produto. A pesquisa e a escolha do material reflete diretamente na qualidade, durabilidade, conforto, usabilidade, além da poluição que ele gera.
Na Min buscamos sempre a maior qualidade/longevidade em fibras que se renovem o mais rapidamente em respeito à Terra, com alguma certificação, e que tornando esse ciclo natural extrativista mais harmonioso. Um exemplo são as viscoses com selo FSC diante das outras.

·         Nessa última coleção 91% dos tecidos são certificados

·         89% têm certificado OEKO TEX 100 que garante isenção de substancias nocivas

·         35% nas fibras algodão possuem o BCI (Botter Cotton Iniciative) melhores condições sociais, ambientais e econômicas;

·         70% são plastic free ou seja não possuem não possuem fibras sintéticas em sua composição

·         62% são feitos em fibras 100% naturais biodegradáveis

·         90% de nossos aviamentos e embalagens não contém plástico, incluindo nosso tag semente que brotam hortaliças.



 


MÃO DE OBRA LOCAL

·         100% feita no Brasil, reforçando a indústria nacional

·         79% é produção local, ou seja, até 60km do Rio de Janeiro, o que reduz ao máximo o nosso consumo de energia e emissão de gases poluentes nos transportes. 
·         Todo ano revisitamos nossos parceiros para estreitar os laços, conhecer as condições de trabalho.

PROCESSOS ARTESANAIS
 ·         Toda coleção a Min desenvolve produtos e detalhes feitos totalmente manuais, o que freia um pouco a parte industrial e valoriza o pequeno artesão. São técnicas como o tingimento em Batik, o crechet em Sisal, os acabamentos em linha e  bordados feitos a mão.
·        Já trabalhamos com Casa Amarela na Providência, Crocheteiras do Crochetando Vidas, Copa Roca na Rocinha entre outras. 
O QUE É UM MATERIAL BIODEGRADÁVEL?
  • Ele pode ser decomposto (ou degradado) de maneira natural por meio de bactérias, fungos ou qualquer tipo de microorganismo. Portanto, a biodegradação é um processo da natureza.
  • Geralmente, os produtos que têm como base em sua composição minerais, plantas ou matéria animal são considerados biodegradáveis.
  • O tempo de biodegradação também é importante.  Por isso, é importante fazer escolhas corretas na hora de consumir produtos e também no momento de descartá-los.

O QUE É UM MATERIAL COMPOSTÁVEL?
Os materiais compostáveis são aqueles capazes de se decomporem (ou serem biodegradados) com ajuda da ação humana. O resultado desta biodegradação são matérias naturais que não causam dano algum ao meio ambiente. Muito pelo contrário! Ao se decomporem, os materiais compostáveis se tornam e liberam elementos nutritivos para o solo, como CO2, biomassa, etc.O tempo do processo de compostagem depende muito das condições dadas ao material ao longo do processo. A força humana é quem oferece aos materiais compostáveis água, matéria orgânica, oxigênio, luz, entre outros, para que o processo seja agilizado. Por esse motivo, a compostagem pode levar de 90 dias a 3 anos para ser concluída.
TEMPO DE DEGRADAÇÃO NO MEIO AMBIENTE
Interessante que alguns materais necessitam apenas de bactérias e outras necessitam raios UV, como plásticos, PETs etc.
Vegetais: 5 a 30 dias
Papel e caixa de papelão: 3 a 6 meses
Tecido Fibra Natural: 3 a 6 meses 
Couro e Nylon: 30 anos
Garrafa PET: 100 anos+
Poliester/Poliamida 60 a 200 anos
Fralda: 450 anos
Vidro: 4.000 anos
Borracha: tempo indeterminado!
PORQUE EVITAMOS ROUPAS EM POLIESTER 
Não achamos que sermos radicais é a melhor solução. Mas podemos evitar diminuindo seu uso. Se todos fizessem o mesmo, com certeza a natureza já agradeceria. Sem dúvida, roupas em poliester ou poliamida, tem alta durabilidade, retenção de cor e calor e resistência a rugosidades, além de serem mais baratas. É muito comum a mistura de fibras de poliéster com as fibras naturais na confecção de roupas, garantindo características combinadas ao tecido também. Entretanto, seu uso tem impactos ambientais que vão desde sua produção até seu descarte. Na produção do poliéster são emitidos compostos orgânicos voláteis (VOC) e efluentes contendo antimônio. E seu uso, o descarte correto e o incorreto geram um material nocivo a humanos e animais, o microplástico.